Sua Vida Respira Liberdade? II




Liberdade e Responsabilidade


A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados. A liberdade é no homem, uma força de amadurecimento e crescimento na verdade e na bondade. ( 1 )
Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força. ( 2 )
Pois assim é nossa liberdade dada pelo próprio Deus: “desde o principio Deus criou o ser humano e o entregou às mãos do seu arbítrio”, ( 3 )
Este poder de nossa própria liberdade é o amor do Pai, que nos deixa livre para ficar no seu colo. Temos em nossas mãos o poder caminhar para os braços de Deus.

Da mesma forma que outras formas de poder seduzem o homem, como a política, o dinheiro, a fama até mesmo o poder religioso acabam cegando o homem, o poder da liberdade também cegou nossos primeiros pais Deus disse: “podes comer de todos as árvores do jardim, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não deves comer”, ( 4 ). Apesar de Deus dar a ordem de não comer nossos primeiros pais pelo poder da liberdade desobedeceram. Deus poderia ter aparecido na hora e intervindo entre eles e o pecado para que não errassem, mas o Pai não o fez se não teríamos em plenitude o poder da liberdade. Um ensinado a tirar sobre nossa liberdade e que: “a graça de Cristo não entra em concorrência com nossa liberdade”. ( 5 )
Devemos nós mesmos através da liberdade buscar a Deus e seu caminho, mas somos nós quem optamos pelo caminho a seguir e Deus não interfere nisso ele disponibiliza todos os meios para seguir-mos seu caminho mas a decisão é exclusivamente nossa, como a música do Pe. Zezinho (Vocação). ( 6)

“Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar

A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo”



(ouça aqui a música no youtube)





Contudo o exercício da liberdade mão implica o direito de fazer tudo o que quiser. ( 7 ) A verdadeira liberdade é aquela que nos leva a praticar o bem, o amor acima de tudo a vontade de Deus. Nossos primeiros pais escolheram a desobediência e o mal, abusando do poder da liberdade, assim caminharam com sua própria vontade para a escravidão e o pecado. Quando o homem usa a liberdade de forma contrária a vontade de Deus engana-se a se mesmo e deixa de ser livre para ser escravo: “que o pecado não reine em vosso corpo levando-os a obedecer às suas paixões”. ( 8)


Para Refletir:

Hoje o mundo nos ensina que a liberdade do homem tem o fim de levá-lo a satisfação de seu próprio prazer e interesse no gozo dos bens terrenos, desta forma a humanidade julga-se livre e realizada.


PARTICIPE DEIXE SEU COMENTÁRIO.

Que Deus no seu Amor Infinito te envolva hoje e sempre.

Samuel


1 - CIC. 1.731
2 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Poder
3 - Eclo 15,14 – Trad. CNBB
4- Gen. 2,16-17 – Trad. CNBB
5 - CIC. 1.742
6 - http://www.cifras.com.br/cifra/padres/zezinho-vocacao
7- CIC. 1.740
8- Rom 6,12 – Trad. CNBB.

Permanecei, Senhor, comigo (Pe. Pio)



Permanecei, Senhor, comigo


Permanecei, Senhor, comigo, porque é necessária a Vossa presença para não Vos esquecer. Sabeis quão facilmente Vos abandono.

Permanecei, Senhor, comigo, pois sou fraco e preciso da Vossa força para não cair tantas vezes.
Permanecei, Senhor, comigo, porque Vós sois a minha luz e sem Vós estou nas trevas.
Permanecei, Senhor, comigo, pois Vós sois a minha vida e sem Vós esmoreço no fervor.
Permanecei, Senhor, comigo, para me dares a conhecer a Vossa vontade.
Permanecei, Senhor, comigo, para que ouça a Vossa voz e Vos siga.
Permanecei, Senhor, comigo, pois desejo amar-Vos muito e estar sempre em Vossa companhia.
Permanecei, Senhor, comigo, se quereis que Vos seja fiel.

Permanecei, Senhor, comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, deseja ser para Vós um lugar de consolação e um ninho de amor.

Permanecei, Jesus, comigo, pois é tarde e o dia declina... Isto é, a vida passa, a morte, o juízo, a eternidade se aproximam e é preciso refazer minhas forças para não me demorar no caminho, e para isso tenho necessidade de Vós.

Já é tarde e a morte se aproxima. Temo as trevas, as tentações, a aridez, a cruz, os sofrimentos, e quanta necessidade tenho de Vós, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Permanecei, Jesus, comigo, porque nesta noite da vida, de perigos, preciso de Vós. Fazei que, como Vossos discípulos, Vos reconheça na fração do pão, isto é, que a comunhão eucarística seja a luz que dissipe as trevas, a força que me sustente e a única alegria do meu coração.

Permanecei, Senhor, comigo, porque na hora da morte quero ficar unido a Vós, senão pela comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Permanecei, Jesus, comigo, não Vos peço consolações divinas porque não as mereço, mas o dom de Vossa presença, ah! Sim, vo-lo peço.

Permanecei, Senhor, comigo, é só a Vós que procuro, Vosso amor, Vossa graça, Vossa vontade, Vosso coração, Vosso Espírito, porque Vos amo e não peço outra recompensa senão amar-Vos mais.


Com um amor firme, prático, amar-Vos de todo o meu coração na terra para continuar a Vos amar perfeitamente por toda a eternidade.





fonte:



Veja também:


Fotos de Pe. Pio




Cenas da Última Missa de Pe. Pio.




Cenas do Filme de Pe. Pio.





Sua Vida Respira Liberdade?





No inico de outubro estive em uma livraria sebo aqui em Uberlândia e encontrei na estante de livros sobre religião um livro chamado:
"Para que Tua Vida Respire Liberdade" (Autor: Anseln Grun). Ed. Paulus. Confesso que comprei pelo título pois até então não conhecia o autor. Pois agora é um dos melhores livros que já li, foi na minha vida uma verdadeira cura interior.

Sobre o Autor:
Anselm Grün, monge beneditino nascido em 1945 na Alemanha, é formado em Economia e doutor em Teologia. Atualmente é um dos autores cristãos mais lidos no mundo, reconhecido pela profundidade de suas mensagens, escritas de forma simples e objetiva. Nos últimos anos, tem se dedicado à realização de cursos de meditação e exercícios espirituais. Tem diversas obras traduzidas, sempre dando enfoque à riqueza da espiritualidade e da fé cristãs.

“Este livro sobre rituais de purificação procura atender ao anseio que muitas pessoas têm de pureza e clareza, liberdade e sinceridade, simplicidade e unidade. Visa a contribuir para que cada um de nós encontre um meio de tornar-se puro e limpo, a fim de que nossa vida se transforme e respire liberdade”.


Link do livro:
http://www.paulus.com.br/imprensa/detalha_materias.php?id=1262

Link de Anselm Grun na Canção Nova:
http://blog.cancaonova.com/saopaulo/2008/04/03/anselm-grun-na-tv-cancao-nova-em-sao-paulo/

Vai aí uma pergunta para discusão:

Sua Vida pessoal e espiritual respira libertadade ou é presa a conceitos externos e extremos?

“...tudo o que é extremo vem dos demônios, diziam os monges antigos”, (Anselm Grun - Para que Tua Vida Respire Liberdade)

Responda e contiaremos a partilhar o Amor Infinito de Deus.

Deus abençõe você.

Pesquisar

Sobre este blog

Seja Bem vindo ao Blog Amor Infinito de Deus,
Deus abençõe você.

Samuel Rodrigues